quinta-feira, 21 de agosto de 2008

To Drill or not to Drill



(D 23 - Minha muster station no Voyager of The Seas)

...

Fala galera!

O tema de hj é super importante... e chato..rs
Td mundo que vai embarcar já deve ao menos ter ouvido falar a respeito do Drill. Normalmente o que se ouve por aí é que o drill é um saco... rs.. e eu não discordo! É mesmo! Mas reconheço que é de fundamental importância. Quem for embarcar, deve sim levar mto a sério esse exercício, por mais chato que seja.

Confesso que qndo embarquei o drill era o meu maior pesadelo nas primeiras semanas. Nunca havia estado a bordo antes, o navio era gigantesco, os treinamentos eram todos mto rápidos, mta informação e pouca prática! (Na Royal Caribbean o STCW é dado a bordo, então vc não chega com idéia de nada! Hoje vejo como o STCW é importante pois te dá uma boa noção tanto teórica quanto prática para depois ser aplicada a bordo de qualquer que seja o navio que vc trabalhará). Havia também o terrorismo de que os oficiais viriam fazer perguntas a respeito dos procedimentos de emergência e sobre tudo relacionado a segurança a bordo. Por isso devorei o livrinho de informações que te dão no teu primeiro dia a bordo. Além dos treinamentos com vídeo, o livrinho continha além de informações sobre o navio um "Questions and Answers" sobre segurança.
Uma coisa que te informam e que vc deve realmente levar a sério é: se algum oficial te parar a qualquer momento para fazer alguma pergunta de segurança, você só responda se tiver certeza! Nunca dê a resposta errada! É permitido que vc consulte o seu livrinho no momento e que ele pergunta. Um head bartender meu me deu a dica para carregar o livrinho no bolso pelo menos enquanto não me familiarizava com o tema e não soubesse de tudo. As palavras dele eram as seguintes: "Se um oficial te perguntar e vc não souber a resposta, peça um minuto, consulte seu livro e responda corretamente. Nunca chute a resposta e se não souber e não estiver com o livro. O melhor que tem a fazer neste caso é dizer que não tem certeza por isso prefere não responder. Neste caso vc mto provavelmente será mandado para um novo treinamento. Se houver alguma penalidade ou não vai depender do safety officer".
Bom, vou aproveitar o livrinho que guardei comigo pra passar algumas informações pra vcs...
Toda semana o navio conduz dois drills: "Guest Boat Drill" e "Full Crew Drill"
No Guest Boat Drill (que ocorre - sempre - quando houver novo embarque de passageiros) os crew members que tem essa função devem chegar em sua Emergency Station, vestido de uniforme, name tag e um colete normalmente fluorescente, 15 minutos antes do alarme soar e trazer consigo o seu lifejacket para demosntração. Nunca usar o lifejacket do guest. Durante o drill dependendo da sua função você terá que demonstrar o uso correto do lifejacket, auxiliar os passageiros sobre como chegar em suas Muster Stations, organizar os guests, e será passado para todo o navio pela voz do Capitão e tradução em outra língua as instruções no caso de emergência. Os guests então estarão cientes desde aquele momento do procedimento a ser tomado no caso do sinal de emergência tocar (7 shorts and 1 long blast).
No Full Crew Drill (que ocorre toda semana em uma data específica de acordo com cada navio e em determinado horário) a tripulação é toda testada (time de combate a incêndio e o time de emergências médicas), exercitada (tripulação dos lifeboats) e toda a tripulação checada em suas respectivas Emergency Stations e Muster Stations. Oficiais passarão pelo navio e questionarão os tripulantes testando seus conhecimentos gerais de segurança, equipamentos de segurança e todos os procedimentos.
Para que você esteja sempre preparado para exercitar suas "Emergency Instructions" e para ter certeza que você está no lugar certo, você deve estudar o "Emergency Plan and Crew Station Bill" localizado em várias áreas da tripulação e na I-95 (no caso do navio que eu estava - Deck 1 passageway).
IMPORTANTE: Se vc não estiver certo de suas funções, suas responsabilidades em uma emergência, procure esclarecer com o teu Supervisor e se precisar de informações mais específicas, contate o Safety Officer.
3 FRASES PRA LEMBRAR SEMPRE:
- KNOW WHERE TO GO
- KNOW WHAT TO DO
- KNOW HOW TO DO IT
É a sua vida e a sua segurança que estão em jogo, além das dos passageiros que confiam totalmente na tripulação! Por isso galera, levem sempre o Drill a sério. Por mais chato que seja, é de extrema importância. Devemos todos estar sempre preparados para qualquer emergência. Se soubermos o que fazer, podemos evitar uma catástrofe! Lembrem-se sempre disso!
Algumas dicas aqui de amiga:
- conheça sempre o teu navio no escuro!
- não se limite a apenas um caminho da cabine pro trabalho. Explore diferentes caminhos. Você nunca sabe quando precisará fazer um outro no caso de encarar uma watertight door ou fire door fechada por algum motivo de emergência.
- explore o navio!
=)
"SAFETY IS EVERYBODY´S BUSINESS"

Algumas imagens de um dos boat drills que eu participei:

O vídeo mais engraçado de drill que eu já assisti na internet:
...
Espero que as informações tenham sido úteis!
Ateh o próximo post!
Bjos!

12 comentários:

Unknown disse...

olá meu nome é angélica e axei vc!
bom na verdade não te conheço mas claro poderiamos nos conhecer, pois sou bacharel em turismo e estou assistindo algumas palestra de como funciona o trabalho em návio, e estou empolgada infelismente ainda não posso trabalhar a bordo pq tenho 20 anos ainda e nem tenho o ingles, mas gostaria de dicas ou qualquer outra coisa, claro se for possível.
meu e mail é anja_lp666@hormail.com
e o profile no orkut é
angélica amadio
obrigada!

boa sorte.

LC disse...

Eu to aqui lendo e pensando: "Meu Deus to ficando coom medo de entrar em um navio, mas PUTA QUE PARIU COMO É LINDO!

Livin' at the seas disse...

Hauhauha
Boat Drill, eu amaldiçoava as quartas feiras! Que ódio, acordar cedo e ter que ir pra muster station, depois pro deck 5 outside!
Pattry, vou te ser sincera, pode ser importante, mas que SACOOOO esse Boat Drill!
Enfim... Engraçado mesmo era o safety is everybody's business!
aiiii que saudade da minha casa flutuante!

Unknown disse...

Olá pattyy... qto comentario aki rsss... será q vc vai mesmo ler o meu??? ehehehhe obrigado pelas informações aki contidas hehehe realmente mto instrutivas viu... devo mto a vc qto a minha viagem... DESEJO MTO SUCESSO viu... td de bom em sua jornada...


bjs e abraços...


jonas neguin...®

Irina disse...

atualiza, qero saber mais!
tá estudando muito? vc sumiu...

Anônimo disse...

eita, achei q tivesse comentado aqui já!
pq já tinha lido este post e vim conferir se tinha novidades!!!
...
to adorando!!!
seu blog vai me ajudar muito, a pelo menos reduzir o impacto da vida a bordo!!!
...
Já vou sabendo como algumas coisas são!!!

abraçoo

Anônimo disse...

Ola Patricia, estou sempre entrando aqui para ver se ha mais novidades sobre a vida a bordo. Sei como eh essa vida porq fui uma ex tripulante, se voce estiver um tempo vc poderia colocar mais coisas como os drinks mais consumidos e o q voce vc PRECISA saber sobre a vida de bar waitress... Ateh breve!!

Erica

Unknown disse...

Partyyyyyyyyy.. Nossa.. Eu adorava boat drill quando estava no day shift.. rsrs Nunca era excused. rsrs
Saudades.. Saudades.. Saudades..
Maaaaaaaas... Por aki tá melhor rsrs
Há muito nao entrava aki, adorei.
Parabéns.
Beijos!

andrea disse...

ola meu nome é andréa, bom eu li todo o seu blog, viajei mesmo em todas suas historias, bom eu gostaria muito de saber tudo de como conseguir o primeiro contrato se puder agradeço, haa mais uma coisa é demais seu blog meu imail é andrea.j.santana@hotmail.com

Anônimo disse...

Excelente teu post! Me lembra demais a época de Oceania da vida... Hoje dou aulas sobre segurança no trabalho e não posso deixar de citar esses drills como algo essencial e indispensável!

marcelo disse...

boa noite .. voce teria este livrinho de bolso postado na internet? poderia compartilha-lo?? obrigado!

Anônimo disse...

The younger children used a simple kids' dictionary and the older used a standard dictionary. [url=http://www.mulberryhandbagssale.co.uk]Mulberry Tote Bags[/url] though one didn't know how unsatisfied until just the other day in May, 2011. [url=http://www.goosecoatsale.ca]canada goose outlet[/url] Syfuglydv
[url=http://www.pandorajewelryvip.co.uk]pandora bracelets sale[/url] Ztopdhsez [url=http://www.officialcanadagooseparkae.com]canada goose online[/url] mfeqjacfh