domingo, 27 de julho de 2008

O trabalho de Bar Server na Royal Caribbean International


Ultimamente tenho recebido muitas perguntas a respeito do trabalho de Bar Server e por isso, hoje vou falar um pouquinho sobre ele.

A experiência que vou compartilhar com vocês aqui, sobre o trabalho no bar a bordo, se refere exclusivamente ao Voyager of The Seas da Royal Caribbean International. Creio que a base em todos os navios deve ser a mesma, mas cada navio e cada compania devem ter as suas particularidades, por isso não tomem esse post como a única realidade. Assim que obtiver outras experiências em novos contratos, compartilharei mais detalhes com vocês.

Pra começar, o trampo eh mto! (isso é em qualquer position no navio!) mas eh sempre mto compensador, vc aprende muito! Por mais que vc saiba sobre rotinas de bar, acredite que no navio o esquema é outro! Principalmente quem está acostumado com coquetelaria clássica pode tomar um susto! hahaha.. a verdade é: no navio existem os "preparados" de tudo. Para os drinks frozen por exemplo, é soh colocar o mix do sabor desejado ( existem troceeeeentos sabores) e o destilado com o outro ingrediente (se tiver), mandar pro blender e pronto! Tudo muito rápido! Bloody Mary então?? pfff tah pronta jah, eh soh acrescentar a Vodka... "SE" o guest pedir acrescente as iguarias q conhecemos nos drinks.. "SE" o guest pedir! lembre-se disso! Vc não vai querer tomar comida de supervisor!

Falando em supervisor... existe uma hierarquia a bordo. No departamento do Bar é a seguinte:

> F&B > Assistant F&B > Bar Manager > Assistant Bar Manager > Supervisor > Head Bartender > Bartender > Bar Sever > Bar Boy

No Voyager of The Seas, eu tinha 3 Head Bartenders, 1 Supervisor, 1 Ass. Bar Manager, 1 Bar Manager. Vou explicar o sistema aqui citando nomes pra vcs entenderem direitinho como funciona.

Quando vc é Bar Server é sua obrigação saber o nome de todos os bares, que estilo de bar que é, localização e saber como chegar em todos esteja você onde estiver no navio. Na verdade essa regra de saber como chegar nos bares vale para qualquer outra coisa no navio também, porque vc tendo contato direto com os guests, pode ter certeza que eles vão correr atrás de vc pra perguntar até como chega na cabine. Lembre-se que os Guests acreditam que vc sempre esteve naquele navio e por isso vc sabe tudo! hahahaha. Se não souber, não dê informação errada e muito menos deixe ele sem informação. Procure saber e satisfaçaa a dúvida do Guest. No fim disso tudo, ele fica satisfeito e vc aprende mais uma coisa!

É muito importante também que vc sempre saiba quais atrações estão acontecendo no navio, tanto naquele dia específico (é pra isso que serve o daily compass, que eu já explico já já o que é), quanto no resto do cruzeiro. Pra que isso? Bom, o passageiro que vc está servindo pode te perguntar sobre as atrações, principalmente os horários das mesmas, que tipo de show, etc. Até mesmo se o passageiro não perguntar, isso pode ser uma chave pra uma conversa informal que vc pode puxar com ele quando o atende, gerando assim uma simpatia dele pelo teu serviço. Essa simpatia pode te render gorjetas, a volta do passageiro o resto do cruzeiro pro teu bar, preferência pelo teu atendimento e até mesmo bons comentários ao final do cruzeiro, que o teu manager adorará ler!

O Daily Compass, nada mais é que a programação diária. Cada compania chama essa programação de uma maneira diferente. Na Costa por exemplo, ele deixa de ser "Daily Compass" e se torna "Costa Today". Nessa programação diária, o passageiro encontra todas as informações que ele necessita dia a dia, todos os horários de shows, tudo o que acontece no navio. (Em um post futuro eu explico melhor sobre ele). O seu Manager deixará bem claro pra vc desde o primeiro dia, que vc deve carregar um destes dobradinho no bolso para consultar sempre que necessário! Nunca devemos deixar os guests sem resposta! Se o teu Manager chegar pra vc e pedir pra vc mostrar este papel e vc não estiver com ele, aceite as consequências. Quais elas são? Depende do teu Manager e seu humor naquele dia! Portanto, nunca esqueça! Além do que ele contém informações importantanssimas para vc bar server! Vc não vai conseguir viver sem ele! hahahaha

Vc receberá uniformes diferentes. O Day uniform (calça preta, camisa branca, colete cinza, gravata borboleta), o Night Uniform (calça preta, camisa branca, colete vinho, gravata borboleta) e o Formal Uniform (calça preta, camisa branca, colete preto e gravata normal). No bar da piscina é outro uniforme (shorts azul, camisa florida azul e branca, e tênis branco, boné branco opcional - é permitido óculos escuros, desde que as lentes não sejam mto escuras).

Detalhes importantes sobre o teu uniforme:

Name tag: seu crachá. Nunca se esqueça de vestir e sempre ao lado esquerdo! Se vc for trabalhar sem ele vc pode tomar um Warning!

Bandeija e Folders: são os teus instrumentos de trabalho. Mais do que isso! Para vc, Bar Server, eles são uma extensão do teu corpo! Nunca os deixe em nenhum lugar nem q seja por alguns minutinhos. Quando vc voltar pra buscar, já era!! Alguám já sumiu com ele!! (Parece brincadeira, mas eh verdade!) Dica: escreva o teu nome na bandeija e nos teus folders... assim vc ainda consegue tentar descobrir quem afanou e tentar reaver o teu querido material! Acreditem, aquela bandeija tem um formato com o qual vc está acostumado já, pegar outra eh como usar o tênis de outra pessoa.. eca! kkkkkkkkkk JURO!

Sapato: use os da compania! Vc nunca sabe quando vai tropeçar naquelas escadas traiçoeiras ou escorregar lavando a pantry... e se algo acontecer como vc torcer o seu querido tornozelo, romper ligamentos, o que for, e não estiver usando os sapatos da compania, eles não vão pagar o teu tratamento!

Safety Belt: faz parte do uniforme q vc tem q comprar quando chega (eles não dão os coletes e a camisa da piscina - vc devolve no teu último dia)... em dia de Stores ele á obrigatório!!! Não tem mas, nem menos! E a regra eh a mesma, acidente com a coluna, costas, ombros o q for.. sem safety belt.. o problema eh todo seu!

Existe um esquema de rotação de estações. Estação é aquele bar o qual vc será responsável. Dependendo do tamanho do bar, existe um número diferente de Bar Servers e existe uma divisão. Vc pode ser Bar Server 1 ou Bar Server 2 ou Bar Server 3, por exemplo. Quem decide isso é o teu manager quando faz a escala de estações. Se vc for Bar Server 1 vc abre chega bem antes da abertura do bar e abre o bar com o Bartender ajudando em tudo fazendo o set up e vc é responsável por cortar as frutas daquele bar. Se vc for Bar Server 2 vc tem horário intermediário, mas sempre ajuda o Bar Server 3 no fechamento. O Bar Server 3 é o que tem o último horário, chega mais tarde, mas fecha o bar com o Bartender. Limpa a Pantry (lugar onde os barservers v��o buscar os drinks dos guests com o Bartender do Serviço, é onde ficam os copos, onde se leva os copos sujos, onde preparamos tudo) junto com o Barserver 2. Um é responsável pelas paredes e o outro pelo chão. O fridge é responsabilidade de um dos 2 também. Os 2 fazem stores! Ou seja, 1 vez por cruzeiro vai buscar o q é preciso pra repor o bar, acorda super cedo!!! grrr!! rs

A cada 2 semanas existe a rotação e vc se torna responsável por um bar diferente. Assim sendo, ao final do teu contrato vc foi responsável por diversos bares do navio e com certeza já desempenhou todas as funções, tanto de abertura quanto fechamento dos bares! Na minha opinião esse sistema de rotação é ótimo, pois desta forma nunca caímos na rotina, a cada momento estamos em um bar diferente, e com uma equipe diferente. A semana de rotação de Bar Server e Bartender é alternada! Desta forma, se na primeira semana vc trabalhou com uma equipe de Bartenders, na outra semana a Equipe de Bartenders é outra!

Back-UP: Esse é o terror dos Bar Servers! hahahah! Não bastasse ter a sua estação, vc pode ser escalado para trabalhar em outros bares fazendo "back up", ou seja, cobrindo horários, ou ajudando pois o bar está muito cheio. São duas situações diferentes! Na primeira, o back up faz parte da tua escala de trabalho. Vc é obrigado a estar alí para completar o teu horário diário que não é atingido na tua estação. Na segunda situação, vc está em seu horário livre quando o telefone da tua cabine toca e do outro lado da linha está o seu "head bartender" ou "supervisor" desesperado atrás de bar servers para ajudarem pq algum bar do navio está bombando. Confesso que já cheguei a não atender essas ligações pq estava mto cansada, então qndo vi q o numero era do meu head bartender deixei tocar a vontade..rs... mas tb já atendi o telefone de prontidão quando estava bem! Esta disposição é muito apreciada pelos seus superiores, que podem vir a te elogiar e até deixar de te dar o devido "hard time" (como aconteceu comigo! kkk). Aliás, em teu primeiro mês acredite que vc vai receber essas ligações direto, pois eles querem te colocar pra treinar mesmo e aprender!! Não se desespere! Depois de um tempo, isso passa!

Os Head Bartenders, pra quem não sabe, são aqueles responsáveis pela supervisão dos bares. Só no navio que eu estava, existem 18 bares diferentes! Esses bares eram divididos entre os Head Bartenders para supervisão. Quando vc está trabalhando por exemplo no Casino um deles é o teu Head Bartender. Então qualquer decisão relacionada a aquele bar vc deve tomar com aquele Head Bartender. Não ligue para outro se não quiser arrumar pra cabeça! hahah. Se o teu Head Bartender não tiver disponível no momento aí sim vc liga pra outro, ou para o supervisor. Deixe o Assistant Manager e o Manager de lado! Só leve os problemas a eles quando não obtiver solução com Head Bartenders e Supervisor. Depois de solucionado, aí sim, se vc quiser reportar ao Manager o façaa! Aliás, ai vai uma dica valiosa pra quem tah começando: "Cover your back!" Isso significa o seguinte: sempre que for fazer qualquer coisa, ligue pra alguém e avise antes. Se houver algum problema que vc teve que solucionar, avise imediatamente a um superior! Nunca deixe quieto! Qualquer discussão com colegas, qualquer problema que passageiro tenha criado, qualquer situação, reporte! Desta forma, vc estará se protegendo de futuros problemas, puxadas de tapete e afins!

Festas: todo cruzeiro tem 3 festas importantes - Captain´s Party, Repeater´s Party e Dancing Under the Stars.

Na Captain´s Party vc serve champagne de graça para os passageiros, na Royal Promenade, enquanto no Cleopatra´s Needle os guests mais antigos vão se acomodando e tb são servidos de champagne. O capitão aparece na "bridge" da Royal Promenade e dá as boas vindas aos passageiros, apresenta algumas pessoas importantes e depois parte rumo ao Cleopatra´s Needle para fotos com os guests.

Na Repeater´s Party, que é realizada no Studio B (onde funciona a pista de patinação no gelo em horário de espetáculo), os guests que já realizaram cruzeiros anteriormente com a Royal Caribbean (os Repeaters) tem um convite para irem a este local, onde servimos normalmente: Champagne, Vinho Branco, Vinho Tinto, Fruit Punch, Cosmopolitan ou o que o guest pedir de diferente, além de servimos canapés. Nesta festa servimos enquanto os guests se acomodam nas poltronas e paramos quando o Capitão é anunciado. Ele então começa a responder perguntas dos passageiros e fala sobre o navio.

Dancing Under The Stars: é a festa que acompanha do Midnight Buffet. é realizada na piscina. Começamos por volta das 11 horas, fazendo de tudo pra vender o drink q acompanha o copo Souvenir. Nessas vc tira mais dinheiro pq o copo fica piscando e os passageiros acham lindo tomar o drink com o copo piscando e pagam mesmo! heuaheua. A meia noite o midnight buffet começa a ser servido (duuuuuuuuh! - pior eh q tem passageiro q pergunta q hs q eh!).

Drink of the Day: Isso vc tem q saber de cor e salteado! Todo o dia é um drink diferente. Quando começa um cruzeiro novo volta pro drink inicial. Eles têm nomes diferentes, ou não, mas normalmente são relacionados a cidade que está sendo visitada pelo navio naquele dia. E vc tem que saber de cor a receita e o nome do drink de todos os dias pq o passageiro vai te perguntar qual é o "Drink of the Day". Na Royal ele sempre vem preparado no copo souvenir (brinde) e tem um preço especial. Vou dar um exemplo:

Quando estávamos em Cozumel, no México (que tem um azul do mar característico), o drink do dia era o "Ocean Rita", que nada mais é que uma Margarita que com um toque de Curacao Blue fica azul, como o mar de cozumel. O preço que no Menu em dias normais era de 7,90 dolares, cai para 5,90 quando é o "Drink of the Day"

Bom, para terminar, ao final do teu horário de trabalho, vc deve se dirigir ao Bar Office para preencher o seu "time-sheet". Ele fica em uma pasta que é a do teu bar estação, vc pega a folha, coloca os horários que trabalhou, contando todos os breaks, detalhando minutos. Checa a sua escala pro dia seguinte, e finito! Faça o que bem entender do resto da tua noite! Afinal, vc merece! rs...

No meu caso... rs.. ia pra cabine, tomar um banho e ia pro Bar de novo... soh q agora pro de Crew! iiiiiiiiiiiiiiiiiihaaaaaaaaa!!

...

(Se eu lembrar de mais alguma coisa, posto dpois... se tiverem alguma pergunta é soh deixar nos comentários... e se leu até aqui, comenta poha! heuaheuahea)

Ah, detalhe..

BOAT DRILL TODA SEMANA!!!!!!!!!

E PAX DRILL TB!!!

DEIXO PRO PRÓX POST! kkkkkk...

...

28 comentários:

Unknown disse...

Muuuuuito legal e mais claro imposível!! Olha, eu não vou trabalhar no bar, mas bem que poderia depois de ler isso.

Boa sorte e continua escrevendo tá?

Abraços

Anônimo disse...

show de bola magrinha!!!
Sou crew de primeira viagem e gostei muito de suas experiências e comentários..
Vou ser barwaiter too(Costa Mágica)
Continue escrevendo, quero saber mais..rs
Beijo =0)

Livin' at the seas disse...

ODEIOOOOOOOOOOOOOOOO Boat Drill
quero morrerrrrrrrrr em dia de boat drill, mas jah acabou
hauahuahahu

Livin' at the seas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fê-liz! disse...

Patyyyyyyyyyyyyyy,
muy bueno amiga!!
continue escrevendo MESMO,
adoro ler isso, e tu escreve mto claramente!
Ta ajudando mta gente,CERTEZA,pq da pra ter uma noção, bem legal!
BEIJO! =)

Anônimo disse...

Adorei o blog!!!
me trouxe mmmtas informações q certamente me serão super úteis!!!
...
isso se eu passar na entrevista com a Cia, o resultado sai amanha!!!
aiiii
...
Parabens pelo blog!!!
vc escreve de forma super didática!!!
já vou colocar nos meu favoritos e indicar pra tdo mundo!!!
Meu blog: http://corbelino.wordpress.com

Grande abraçoo

Anônimo disse...

Adoreiiiii !!! gostaria de saber como faz para entrar essas coisas assim...Se puder me ajudar ,,,,

muitoooo sucesso e paz para vc!!!

Unknown disse...

pooooooooooooo loko!
perfeito... me esclareceu vááárias dúvidas... pois vou trabalhar como barserver, e na royal msm (navigator)

mto bom! obrigado!!!

Anônimo disse...

Muito bom suas dicas!!
Eu estou esperando p ver se fui aprovada na royal p bar server.
Gostaria q tb desce dicas do que levar, q tipo d roupas, e o nao levar.
Obrigada!!
Bjo

Anônimo disse...

Nossa, quantos detalhes!!
Muito Obrigada mesmo, realmente
a Royal é um pouquinho diferente
da cia em q eu trabalhava,
não sei se é pedir demais, mas
teria pleaseeee como tu me dizer
mais ou menos quanto um bartender
ganha, e qual é a média diaria de
hrs q vcs trabalham??
Bjssss

Unknown disse...

Mtooooooooo booommm...ADOREI....
Me senti trabalhando já....rsrsrs
Vou como barserver pela Royal, me ajudou e mtooo..
COntinue escrevendoo...

Obrigada...Bjooo e boa sorte!!!

Unknown disse...

Mtooooooooo booommm...ADOREI....
Me senti trabalhando já....rsrsrs
Vou como barserver pela Royal, me ajudou e mtooo..
COntinue escrevendoo...

Obrigada...Bjooo e boa sorte!!!

Denis disse...

oi...como nao é nenhuma novidade, parabens...mto bom mesmo!
gostaria de repetir a pergunta ai de cima, o que levar ou nao levar?
compensa levar calça social preta pra ser de uniforme ou deixa pra comprar tudo ai na hora (pelo menos foi o que nos disseram, vc compra seu uniforme.).
nao sei se é pedir demais mas meu e-mail é: denistomas@live.com
se alguem tiver alguma dica agradeço muito!
marinheiro de primeira viagem é foda! rsrs

Rodrigo disse...

Ola, adorei seu blog. Fui aprovado para trabalhar como Bar Supervisor para a royal, mas ainda não sei qual é o navio. Voce pode por favor me dar informações sobre como vive um bar supervisor/ responsabilidades/ cabines/ diversão/ etc...?

Muito grato
logica.3000@uol.com.br
logica3000@hotmail.com

Licinha disse...

Pôbacana, valeu pelas dicas! Eu trabalhava na área de restairante do Mistral - Ibero e vejo qarotina de navio emsi é a mesma...horários salteados, poucas horas de sono,bastante coisas para aprender! Mas achei bem legal sua descrição, ficou bem clara. De repende se tiveres tempo,coloca umas fotinhos tipo,do uniformecompleto q vc descreveu, das festas... Abraço!

Unknown disse...

Vou fazer o curso pra tentar embarcar e estou adorando sua dicas! Sera que alguem que so fala portugues, aprendendo ingles em cima da hora se sai bem la?? Valeu! Abraço

Unknown disse...

Super show seu blog e as dicas do bar. Passei para bar server na royal e to esperando a data... ajudou bastante ter lido seu post... Se possivel comenta um pouco como funcionam as "mafias" dentro do navio. COmo o pessoal do bar pode se beneficiar em termos de trocas com outros departamentos ehehe. Outra coisa, em relacao as mafias de dentro do bar, entre filipinos, Isso existe mesmo? Protecao e melhores horarios para determinadas pessoas?
Continue escrevendo! Super bacana!
Beijao! ;)

Anônimo disse...

Anna, what's up...então, cutucando na net descobri o teu blog e queria te perguntar uma coisa: eu já trabalhei na Costa (Deliziosa e Mágica)e fui chamado para trabalhar na Royal, na recepção...achei horrível o tratamento destinado aos crews, TODOS inclusive à nós da recepção;minha pergunta é, na Royal é diferente? Ou seja, existe um maior respeito para com os crews??
Um abraço e bons embarques
Humberto

Anônimo disse...

Oie eu vou fazer entrevista na Royal pra bar server e adorei seu blog, queria saber se a galera te ajuda qndo é o seu primeiro contrato e se da pra tirar uma grana legal ja q é por comissão, e me falaram que os barserver além de vender tem que fazer os drinks tbm é verdade??

di'Couti disse...

Que incriel! Adorei ler seu blog. Ainda estou em processo de admissão para o Costa. Tenho algumas inseguraças porque tenho que me deslocar de uma cidade até lá. Mas as dicas valeram bastante. Tá de Parabéns. ^^

Anônimo disse...

Some codes work In that respect are classed to take on all kinds of subjects that
all come with a Older Discount. In the foresightful run it restaurants and Wine-colored savoring at Jelsa's vineyards. It's not comfortable to find operative men beforehand,
in particular on the internet, which helps them get better coupons.
4 For a dissimilar sorting of art, $1.06 each, were redeemed for a total of virtually $3 zillion in Nest egg.
A tumid number of the beneficiaries volition be IT workers, typically is defined for
most any ware or Alternatively avail which you can receive for a brassy terms.


my web page; coupon codes

Anônimo disse...

Your mode of explaining everything in this article is in fact
good, all can effortlessly be aware of it, Thanks a lot.


Feel free to surf to my blog - mlab.cca.edu
My web page > 13812

Anônimo disse...

As a note, Brown wrote that the economics of decals publishing and distribution. Here's a bumper print for $1. In the links below and findcoloring pagesyou like, Stickers then staple together.
stickers The books that were Decalsed in America were not only more expensive than their printed equivalents. Here I received 11 stickerss from the listed artist. For this reason, with the news report I was listening to a lot of print methods available for your printer.

Anônimo disse...

I'm a writer from Wil, Switzerland just submitted this to a coworker who is running a bit of research on this. And she in fact ordered me lunch simply because I stumbled upon it for her... lol. So allow me to paraphrase this.... Thanks for the meal... But yeah, thanx for taking some time to talk about this issue here on your web site.

my web page ... springdale

Anônimo disse...

Oi, me chamo Robson, e serei bar boy na royal tb, no navio Jewel of the seas especificamente, queria saber o que um bar boy faz, quais são as suas duties... Obrigado.

Unknown disse...

Depois de 8 anos praticamente do post que você fez eu estou lendo pela primeira vez. E sabe o que mais legal disso tudo, que mesmo com o tempo que passou ele continua ajudando muitas pessoas que querem se aventurar na vida a bordo. Como esse é o primeiro post que estou lendo não sei se você continua com nessa vida de marinheiro hahah. Mas indiferente de onde ce esteja o o que esteja fazendo atualmente lhe desejo boa sorte e obrigado por ter compartilhado um pouco da sua experiencia a bordo. Beijao.

Unknown disse...

Depois de 8 anos praticamente do post que você fez eu estou lendo pela primeira vez. E sabe o que mais legal disso tudo, que mesmo com o tempo que passou ele continua ajudando muitas pessoas que querem se aventurar na vida a bordo. Como esse é o primeiro post que estou lendo não sei se você continua com nessa vida de marinheiro hahah. Mas indiferente de onde ce esteja o o que esteja fazendo atualmente lhe desejo boa sorte e obrigado por ter compartilhado um pouco da sua experiencia a bordo. Beijao.

Wanessa disse...

Que feliz que eu to de encontrar o teu relato!!! Uhul! Eu to indo exatamento pro Voyager proximo mes. Estava com duvidas sobre a possibilidade de receber gorjetas. Recebemos ne? Estou contando muito com as gorjetas, pois confesso que o salario nao eh muito atraente. Eh possivel subir de cargo la dentro, existe plano de carreira ?? Desculpa a falta de acento nas palavras, eh que to com um teclado novo e ainda nao sei onde eles estao xD Beijo e muito obrigada por compartilhar, muito legal!